quarta-feira, 9 de junho de 2010

O caminho faz-se caminhando

Pouco ou nada é feito do acaso, embora seja mais facil pensar assim.
Cada passo marca o nosso caminho e cada passo somos nós que escolhemos dar-lo.
Temos mais saude se não fumarmos, se não bebermos, se comermos a sopa toda "até ver o galo".
Não escolhemos a familia, mas escolhemos qual a parte que nos diz mais. Podemos ser inseparaveis da prima que vive em França e esquecermos dessa que vive mesmo ao lado.
Não escolhemos os pais, mas escolhemos o relacionamento e, sobretudo, a perdoar os erros humanos ou aceitar aquilo que nos oferecem.
Não escolhemos o chefe ou os colegas de trabalho, mas escolhemos como suavizar relacionamentos. Podemos optar por ser líderes, por ser submissos ou, simplesmente, o colega bacano, com quem sabe bem beber um copo ao fim do dia.
Dizem que não escolhemos de quem gostamos. Talvez seja inconsciente, mas sim escolhemos. Escolhemos conquistar ou afastar, escolhemos martelar ou seguir em frente. Escolhemos cedencias ou não cedencias, porque somos nós que escolhemos até que ponto vale a pena. Escolhemos a parede em que queremos bater a nossa cabeça ou escolhemos esquecer.
Escolhemos os amigos e escolhemos os inimigos.
Escolhemos as roupas, escolhemos a casa, escolhemos a rua. Não, não nos calha, procura-se.
E é nisto que eu acredito. Ninguém escreve nada por nós, somos nós que escolhemos cada letra, cada frase, cada virgula. Somos nós que escolhemos o ponto final.
Fingimo-nos inconscientes, falamos de Freud ou de Deus. Justificamos os infortúnios ou a pouca sorte e sentimo-nos melhor, porque deixamos a culpa solteira e a consciencia leve para que nos permita dormir.
E também essas crenças são uma escolha. Nossa. Para encolhermos os ombros e podermos dizer, vai-se andado...

4 comentários:

Ricardo disse...

É tão bom poder escolher. Mesmo!

:)

Silent Man disse...

Isto foi recebido por mail? Ia deixar aqui um texto todo pimpolho a dar-te os parabéns... :(

Fiquei triste agora! É que está mesmo muito giro e é a cara do que tens escrito ultimamente...

Kiss

Nuance disse...

iso foi enviado por mail. Por mim para o blogger.
Estava sem acesso ao blogger, por isso tive que postar por mail, mas é da minha autoria, sim senhora!

Louise disse...

Não podia concordar mais contigo. Somos senhores das nossas próprias escolhas mas por vezes o facto de sabermos que estamos errados ou que agimos incorrectamente leva-nos a tentar atribuir esses erros ao destino e não a nós próprios. Mas a verdade é que somos quem somos, agimos como agimos por opção nossa e não do acaso.