sexta-feira, 21 de maio de 2010

Crónica - E o mundo mudou


Toca o despertador. A mesma música de sempre. Ou talvez não, não a reconheço, embora a saiba de cor.

Começo a minha rotina, a mesma de sempre. Mas sinto-a diferente, a casa está diferente, o cheiro não é o mesmo. Observo atentamente, tudo no sítio, nada diferente.

Meto-me a caminho no carro, na radio anunciam o mesmo trânsito caótico de Lisboa. Igual, portanto. Os meus habituais vizinhos da 2ª circular. Já os conheço… são sempre os mesmos. A senhora que gosta de maquilhar-se durante o pára-arranca, sem esborratar uma pestana que seja, o jovem que ri sozinho, talvez a ouvir algum desses programas de radio, talvez a lembrar-se das travessuras da noite anterior, a menina que canta, no cubículo do seu carro, como se de um palco se tratasse, as famílias que discutem “está quietinho na tua cadeira, Tomás!”; “Chega de brincadeira, Matilde”;” Estamos quase a chegar, meninos.”. Já conheço as suas rotinas, imagino os seus diálogos, ainda assim, hoje, algo diferente se passa…

Chego ao escritório, já cansada dos quilómetros percorridos em câmara lenta. A recepcionista que me dá os bons dias de sempre, o café da mesma maquina, da mesma marca, da mesma água. O vai e vem dos chegam apressados e ensonados, a mesma rotina, dia após dia, durante estes últimos 4 anos. O computador que demora a iniciar e a rotina que continua, a mesma de sempre... Também esta me parece diferente. Tudo parece igual e tudo me parece diferente.

Continuo a procurar, onde está esta diferença. Que se passa? Que me escapa? Tudo o que me seria familiar já não o é, já não o sinto. Sou uma estranha na minha própria vida. Como se levitasse e pudesse observá-la à distancia. Vejo-me a mim própria, os meus passos estão diferentes, o meu olhar não é o mesmo e só assim há distancia consigo perceber. Estou diferente sim, a minha rotina sempre tão igual, tão repetitiva, tão monótona tem uma novidade. O trabalho é o mesmo, os horários são os mesmo, os amigos, os colegas, a família, a casa, tudinho, sem tirar nem pôr.

E então descubro, descubro a diferença e descubro-te a ti!

5 comentários:

DonJuan disse...

Um Beijinho e um Super Fim de Semana!

Bravo disse...

are you in live?

Unknown disse...

in love you are?

Nuance disse...

Once upon a time... yes, I was

Anónimo disse...

O estado de graça q a paixão nos provoca é a melhor adrenalina!!
Sei do q falo, sei o q é... é mesmo muito bom!


Abraço,

Amiga Invisível