quarta-feira, 17 de março de 2010

Coisas que aprendi no curso de escrita criativa

Tenho dificuldade em "sair do eu". Que dirá isso de mim?
A verdade é que é mais facil para mim escrever sobre o que conheço bem. Posso extrapolar, fantasiar, imaginar desfecho, trocar personagens, mas já pelo que escrevo aqui no blogue tinha constatado, que os meus melhores textos são os mais sentidos.
Tenho dificuldade em escrever a dois. Mais uma vez, que diz isso de mim? Nunca na minha vida tinha escrito com outra pessoa e confesso que só a ideia já me aterrorizava. Escrever ou explicar as minhas ideias em voz alta amedontra-me. Quando escrevo aqui, sei que determinadas pessoas vão ler o que escrevo, ou pelo menos, que o poderão fazer. A verdade é que não sei se o farão, quando o farão e o que irão ler. Muitas vezes, nem recebo feed-back. Assim esqueço com facilidade e consigo ser mais aberta. Sempre que me apercebo que alguém que me conhece lê o blogue, fico muito nervosa. Penso logo no que não deveria ter escrito, no que deveria ter escrito de outra forma ou no que irão pensar.
Uma característica muito comum nos meus textos é o uso da repetição. Faço-o quase de forma inconsciente, mas assumi-o como uma quase imagem de marca. Pelos vistos, faço-o bem. O "Boinas" gostou e isso deu-me segurança.
Qualquer coisa, qualquer tema, pode dar origem a um bom texto. Vi-o não tanto nos meus textos, mas no dos meus colegas e nos textos que nos mostraram. Até a falta de assunto ou falta de vontade pode dar origem a um grande texto.
Tenho muita dificuldade em escrever de forma humoristica. Só o consigo de forma muito espontanea e muito de vez em quando. Se a falar consigo ter sentido de humor, a escrever tenho dificuldade. Acho que é reflexo da minha timidez.
Finalmente, não há mesmo nada a fazer. Por mais que finja, que não queira ou que me esforce, sou e serei uma eterna romântica.

1 comentário:

continuando assim... disse...

e a historia de Alice, lá continua....
no
... continuando assim...

mais logo, um novo capítulo

um obrigada a quem segue (porque só vale a pena assim).

Um especial convite, para quem ainda não mergulhou naquela história.
...é só uma história, apenas isso.

obrigada
e até logo
Bj
teresa