terça-feira, 16 de março de 2010

Os problemas dos outros


É muito fácil falar, isso já todos sabemos.
É muito fácil sentirmos superiores a alguém, sentirmos que já nem temos paciência. Sentirmos que não há pachorra para os seus problemas, para a forma como os encaram, como os vivem ou como os resolvem. Sobretudo, quando estamos a léguas de os perceber.
Talvez seja normal para quem nunca tenha sofrido um problema de saúde, um problema com o chefe, com um familiar, com um amigo ou até mesmo um desgosto de amor, que tenha dificuldade em entender as dores daqueles que de alguma forma já passaram por isso.
"Não sei o que é ter um problema de saúde, por isso quero lá saber que medicamentos se tem que tomar, as dores que provocam ou, pura e simplesmente, a ansiedade que faz sentir. Não tenho qualquer ideia do que isso possa ser, nem imagino sequer e farta de lamurias estou eu."
Acho que esta é a posição de muito boa gente. Gente mimada e egoísta. Gente tão virada para o seu umbigo, tão convencida que só a sua historia é que é valida, que só os seus passos foram os correctos que não são capazes de descer do seu pedestal e perceber que nem todos percorrem o mesmo caminho, nem com os mesmos sapatos.
Pessoas incapazes de dizer "dá cá um abraço", porque só lhes ocorre o quão ridícula é a situação e como seriam muito mais racionais, ponderadas e sensatas.
Para essas pessoas, eu tenho um único desejo: que continuem na ignorância e não passem nunca por esse sofrimento que desconhecem.
Já se sabe, com os problemas dos outros podemos nós bem!

Sem comentários: