quinta-feira, 18 de março de 2010

O meu espaço de segurança


Alguns amigos dizem-me que sou uma "não me toques".  E têm razão.
Li algures, há muito tempo que todos temos uma distacia de segurança. Já li há tanto tempo que não tenho a certeza se conseguirei ser fiel à explicação do conceito. Tanto quanto me recordo, a distancia de segurança é aquela que cada pessoa precisa de ter de outra para se sentir segura. Há pessoas que tem uma distancia de segurança maior, outras que têm mais pequena. Ou seja, há pessoas que não gostam de grandes proximidades, outras nem tanto. Essa distancia de segurança pode diminuir à medida que a pessoa se sinta mais segura na presença da outra.
A minha distancia de segurança é grande. Demais, dizem alguns.
A verdade é que ficofrancamente incomodada com pessoas que falam perto de mais de mim. Quando não conheço ou conheço mal ou conheço mas não gosto, abomino que me toquem. Congelo.
A primeira impressão conta muito e pessoa que seja daquelas que tem que dar pancadinhas no braço enquanto fala, dificilmente terá a minha simpatia. Uma pessoa que não me conhece, porque raio tem logo que me tocar?
Com o tempo e a confiança, isto passa-me. Com os meus amigos sou a maior apologista de um abracinho (mas confesso que é recente, acho que só há pouco percebi as maravilhas de um bom abracinho vindo de alguém que nos seja querido).
Quando não conheço... exijo distancia!

3 comentários:

Nowe disse...

Querida Lápis;

Penso então que me irias "detestar". Porque sou uma pessoa que gosto de "contacto físico", sem nada de exageros.
Enfim... Não somos todos iguais.

No entanto, não me arrependo de ser assim.

Beijinho*

Nirvana disse...

Eu adoro um abraço, daqueles sentidos. Há alturas em que penso e digo mesmo I needed that.
Quanto à distância, claro que todos nós temos a nossa medida. Acho que temos até várias medidas, conforme as pessoas.
Bjks

Su m disse...

Compreendo-te perfeitamente. Sou exactamente assim :)