sexta-feira, 30 de abril de 2010

Crónica - Linhas tortas


Pregam por aí que há um ser divino maior que todos. Omipotente, omnisciente e omnipresente. Que zela por nós, escreve certo por linhas tortas e que ao menino e ao borracho põe a mão por baixo.
Nunca acreditei em tamanha divindade. Simplesmente não me foi incutido na educação e aprendi a fazer valer-me por mim própria. Foi o que me ensinaram os meus pais e o que me provou a experiência. Nem agnóstica me considero, porque sei que, pura e simplesmente, não há prova possível. Acredito sim, nas leis da física, da química, na selecção natural e na teoria de Darwin.
Às vezes consigo perceber os outros e, ás vezes até, desejar tamanha fé. Compreendo que seja mais fácil, se acreditarmos, que alguém nos traça o caminho e que este terá sempre bom porto, independentemente dos seus obstáculos. Acredito que seja a forma de uns e outros se disciplinarem, de se sentirem merecedores daquilo ambicionam, desejam ou mesmo temem.
Mas aquilo que eu vejo é um omnisciente muito distraído, um omnipotente com pouca vontade, um omnipresente a dormir.
Aquilo que eu vejo é desequilíbrio, injustiça, fome, doença, guerra, pobreza. Não consigo acreditar que, existindo, esse Deus fosse capaz de tamanhas atrocidades. Que fosse capaz de de forma insistente dar aos fortes e tirar ao fracos. Dar aos ricos e tirar ao pobres. Dar aos saudáveis e tirar aos frágeis.
Não acredito num Deus tão injusto, com tamanho requinte de malvadez, com tamanha crueldade.
Acreditaria sim, se olhasse à minha volta e visse tudo aquilo que o John Lenon imaginou uma dia, se visse os bons serem recompensados, se os maus ou mal não existisse, se não ocorressem tamanhos desastres naturais, tamanhas doenças, tamanho sofrimento. se olhasse à minha volta e visse que há equilíbrio e paz.
Hoje, mas só hoje, vou tentar acreditar. Pura e simplesmente para poder ter a quem "pedir" que devolva a saúde a uma menina de 2 anos. Hoje acredito,que distraidamente retirou a tal mão por baixo, um erro quase humano, mas um erro.. Hoje vou acreditar na medicina, mas também nesse ser que dizem ser maior. Hoje vou acreditar para poder ter um culpado, capaz de remediar a situação. E de pedir desculpa. Hoje vou tentar, mesmo não percebendo o errado que escreveu em linhas tão certas.

3 comentários:

Nowe disse...

Eu vejo é a cada dia que passa, um Homem cada vez mais egoísta, individualista e egocêntrico, que se reflecte no estado actual deste mundo. Sem fé, não há esperança num futuro melhor.
Sendo que, se existe destruição, desastres naturais (pensamos nós) e uma série de coisas más, é fruto das muitas más atitudes que cada dia aumentam da parte da humanidade.
Não acredito nas religiões, mas acredito piamente na existência de Deus.

Nunca ninguém viu a electricidade propriamente dita,porque ela é o resultado de uma série de cargas eléctricas estáticas, mas nós sabemos que existe quando ligamos o interruptor - Deus não se vê, sente-se, e não pode ser um "bode expiatório" para tudo de mal que acontece.

Silent Man disse...

Eu hoje vou torcer por ti e por que corra tudo bem com essa menina de dois anos, tal como tu!

Porque também eu não acredito em divindades, mas sim em factos!

Kiss

Anónimo disse...

Tudo o que escreves-te é verdade ! e toca pela sinceridade , eu não acredito no Deus da Igreja ! , mas vou pedir ao meu Deus que olhe por essa menina e lhe dê Saude , pois acredito que se todos pensarmos positivo , o Deus que está em cada um de nós , vai ajudá-la !